PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir um arquivo ou imagem em PHP usando a função unlink()Quantidade de visualizações: 20743 vezes |
Esta dica mostra como podemos excluir um arquivo ou uma imagem usando PHP. Para isso vamos usar a função unlink(). Esta função recebe o caminho e nome do arquivo a ser excluído e retorna TRUE se a exclusão foi feita com sucesso e FALSE caso contrário. Veja o código: <?php // caminho e nome do arquivo (o diretório no qual o arquivo // a ser excluído está deve ter permissão de escrita $arquivo = "/home/xxxx/arquivos/dados.txt"; // vamos excluir if(unlink($arquivo)){ echo "Arquivo excluído com sucesso."; } else{ echo "Não foi possível excluir o arquivo."; } ?> Se você pretende excluir um diretório e não um arquivo, use a função rmdir(). |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Fenômenos dos Transportes, Hidráulica e Drenagem |
Exercício Resolvido de Python - Determine a vazão escoada em um canal com seção retangular, com lâmina d´água de 2,00m e largura de base igual a 3,00m e declividade 0,2m por KmQuantidade de visualizações: 472 vezes |
Exercício Resolvido de Python - Determine a vazão escoada em um canal com seção retangular, com lâmina d'água de 2,00m e largura de base igual a 3,00m e declividade 0,2m por Km Pergunta/Tarefa: Python para Fenômenos dos Transportes, Hidráulica e Drenagem. Python para cálculo de vazão em condutos livres. Fórmula de Manning para a velocidade de escoamento. Neste exercício em Python veremos como calcular a vazão de um canal com seção retangular. Para isso nós vamos usar a Equação de Manning da velocidade do escoamento. Determine a vazão escoada em um canal com seção retangular, com lâmina d'água de 2,00m e largura de base igual a 3,00m e declividade 0,2m por Km. Utilize η=0,012. ![]() Sua saída deverá ser parecida com: Informe a Largura da Base do Canal (em metros): 3 Informe a Profundidade do Escoamento (em metros): 2 Informe a Declividade do Canal (em metros por km): 0.2 Informe o Coeficiente de Rugosidade do Canal: 0.012 A Área Molhada do Canal é: 6.0 m2 O Perímetro Molhado do Canal é: 7.0 m O Raio Hidráulico do Canal é: 0.8571428571428571 m A Velocidade do Escoamento é: 1.0634144533132281 m/s A Vazão do Canal é: 6.380486719879369 m3/s Veja a resolução completa para o exercício em Python, comentada linha a linha: # vamos importar o módulo Math import math # método principal def main(): # vamos ler a largura do canal em metros b = float(input("Informe a Largura da Base do Canal (em metros): ")) # vamos ler a profundida do escoamento em metros h = float(input("Informe a Profundidade do Escoamento (em metros): ")) # vamos obter a declividade do canal em metros por quilômetros I = float(input("Informe a Declividade do Canal (em metros por km): ")) # vamos converter a declividade em metro por metro I = I / 1000.0 # vamos ler o coeficiente de rugosidade do canal n = float(input("Informe o Coeficiente de Rugosidade do Canal: ")) # vamos calcular a área molhada am = b * h # agora vamos calcular o perímetro molhado pm = b + 2 * h # finalmente calculamos o raio hidráulico rh = am / pm # agora vamos usar a equação de manning para calcular a velocidade do escoamento v = math.pow(rh, 2.0 / 3.0) * (math.sqrt(I) / n) # finalmente calculamos a vazão do canal Q = am * v # e mostramos os resultados print("\nA Área Molhada do Canal é: {0} m2".format(am)) print("O Perímetro Molhado do Canal é: {0} m".format(pm)) print("O Raio Hidráulico do Canal é: {0} m".format(rh)) print("A Velocidade do Escoamento é: {0} m/s".format(v)) print("A Vazão do Canal é: {0} m3/s".format(Q)) if __name__== "__main__": main() |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inverter uma string em Ruby usando as funções reverse e reverse!Quantidade de visualizações: 10043 vezes |
Esta dica mostra como podemos inverter uma string em Ruby, ou seja, reverter a ordem de seus caracteres. Para isso nós temos dois métodos: reverse e reverse!. O método reverse retorna uma nova string enquanto reverse! reverte o conteúdo da string original. Veja o trecho de código:# declara e inicializa uma variável string frase = "Osmar J. Silva" # inverte a string sem afetar o original invertida = frase.reverse # exibe o resultado puts "Original: " + frase puts "Invertida: " + invertida # inverte afetando o original frase.reverse! # exibe o resultado puts "Original: " + frase Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Original: Osmar J. Silva Invertida: avliS .J ramsO Original: avliS .J ramsO |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Declarar e construir um vetor de inteiros e usar um laço for para inicializar seus elementos com os valores de 1 até 10 em JavaQuantidade de visualizações: 17465 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que declara e constrói um array de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para inicializar os elementos com os valores de 1 até 10. Para finalizar exiba os valores dos elementos do vetor na vertical. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 A resolução desta tarefa passa pela declaração e construção do array. Aqui eu demonstro como isso pode ser feito em dois passos. Primeiro a declaração e depois a construção: // vamos declarar um vetor de 10 ints int valores[]; // vamos construir o vetor...neste momento seus elementos // terão, todos, o valor 0 valores = new int[10]; Veja a resolução completa do exercício: public static void main(String[] args){ // vamos declarar um array de 10 ints int valores[]; // vamos construir o array...neste momento seus elementos // terão, todos, o valor 0 valores = new int[10]; // vamos usar o laço for para inicializar seus elementos // com os valores de 1 até 10 for(int i = 0; i < valores.length; i++){ // aqui nós usamos o valor da variável i para acessar o // elemento do array e também para atribuir o valor de i + 1 // ao elemento sendo acessado valores[i] = (i + 1); } // só nos resta exibir os valores de todos os elementos for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.println(valores[i]); } } |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
C# Windows Forms - Como obter a quantidade de controles em um formulário usando a propriedade Controls.CountQuantidade de visualizações: 8317 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber quantos controles existem atualmente em um formulário Windows Forms. Isso pode ser feito com uma chamada à propriedade Count da classe ControlCollection. Um objeto da classe ControlCollection é retornado quando acessamos a propriedade Controls de um formulário (e presente também em outros controles que podem conter controles filhos). Veja um trecho de código no qual obtemos a quantidade de controles em um formulário ao clicarmos em um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter a quantidade de controles no formulário int quantControles = this.Controls.Count; // vamos exibir o resultado MessageBox.Show("O formulário contém " + quantControles + " controles."); } Note que a coleção ControlCollection retorna apenas os controles visuais no formulário, ou seja, componentes tais como Timer, DirectoryEntry, etc, não são incluídos. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia da semana para uma determinada data em PHP usando as funções mktime(), date() e o sinalizador "l"Quantidade de visualizações: 200 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos combinar as funções mktime(), date() e o sinalizador "l" para obtermos o nome do dia da semana para uma determinada data. Note o uso da função mktime() para construir a data 20/06/1980. Veja o código completo para o exemplo: <?php // vamos obter o dia da semana para uma // determinada data - mês/dia/ano $timestamp = mktime(0, 0, 0, 6, 20, 1980); echo "O dia da semana é: " . date('l', $timestamp); ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O dia da semana é: Saturday |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em JavaScript dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 790 vezes |
Nesta dica de JavaScript veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: ![]() Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código JavaScript completo para esta tarefa: <!doctype html> <html> <head> <title>Equação da Reta em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto var x1 = parseFloat( window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: ")); var y1 = parseFloat( window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: ")); // vamos ler as coordenadas do segundo ponto var x2 = parseFloat( window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: ")); var y2 = parseFloat( window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: ")); var sinal = "+"; // vamos calcular o coeficiente angular da reta var m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // vamos calcular o coeficiente linear var n = y1 - (m * x1); // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0){ sinal = "-"; n = n * -1; } // mostra a equação reduzida da reta document.write("Equação reduzida: y = " + m + "x" + " " + sinal + " " + n); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators) |
Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) em Java - Java Avançado - Manipulação de bits em JavaQuantidade de visualizações: 6747 vezes |
Esta dica de Java é muito útil para quem está se preparando para entrevistas de código ou desafios de programação. A manipulação de bits é fator importante para testar as habilidades de candidatos a vagas de programador, pois ela demonstra um conhecimento muito aprofundado de lógica de programação e também de rotinas de baixo nível. O operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem Java é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 se os bits correspondentes nos dois outros valores foram 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0. Vamos analisar os seguintes valores binários: a) 0101 (5 decimal) b) 0100 (4 decimal) Quando aplicamos o operador & nestes dois valores teremos o seguinte resultado: 0101 0100 ---- 0100 Veja que o resultado é 0100, uma vez que apenas o segundo bit de cada valor está configurado como 1. Vamos ver isso em Java agora. Observe o seguinte trecho de código: public class Main { public static void main(String[] args) { int a = 5; int b = 4; int c = a & b; // exibe o resultado (em inteiro e em bytes) System.out.println("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")"); System.out.println("b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")"); System.out.println("a & b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")"); } // método auxiliar que converte um inteiro em sua representação em bits public static String obterBits(int valor){ int mascara = 1 << 31; StringBuffer buffer = new StringBuffer(35); for(int i = 1; i <= 32; i++){ if((valor & mascara) == 0){ buffer.append('0'); } else{ buffer.append('1'); } valor <<= 1; if(i % 8 == 0){ buffer.append(' '); } } return buffer.toString(); } } Ao executar este código teremos o seguinte resultado: a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5) b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) a & b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) |
GNU Octave ::: GNU Octave para Engenharia ::: Cálculo Diferencial e Integral |
Como calcular a derivada de uma função usando a função diff() do GNU Octave - Regra do Tombo (ou Regra da Potência)Quantidade de visualizações: 3695 vezes |
No cálculo, a derivada em um ponto de uma função y = f(x) representa a taxa de variação instantânea de y em relação a x neste ponto. Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo, a função aceleração é a derivada da função velocidade. Geometricamente, a derivada no ponto x = a de y = f(x) representa a inclinação da reta tangente ao gráfico desta função no ponto (a,~f(a)). A função que a cada ponto x associa a derivada neste ponto de f(x) é chamada de função derivada de f(x). [Citação da Wikipédia] Nesta dica mostrarei como podemos usar a função diff() do GNU Octave para calcular a derivada de uma função usando a Regra do Tombo ou, mais formalmente, a Regra da Potência. Dada uma função: ![]() A Regra do Tombo pede que o n desça e multiplique o x, que agora estará elevado a n - 1. Vamos ver um exemplo então? Observe como a derivada de f(x) = x5 é calculada na imagem a seguir: ![]() Veja agora como podemos fazer este cálculo em GNU Octave. Para isso, abra a janela de comandos e dispare as linhas a seguir: >> pkg load symbolic [ENTER] >> syms x [ENTER] >> f = x ** 5 [ENTER] f = (sym) 5 x >> diff(f, x) [ENTER] ans = (sym) 4 5*x >> É possível que, após o comando "syms x" você veja algumas mensagens de aviso relacionadas à sua versão instalada do Python. Não se preocupe, pois esses avisos não interferem na funcionalidade da função diff(). |
VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de VB.NET - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 521 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função recursiva em VB.NET que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura: // função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas // vezes o valor é encontrado no vetor public static int QuantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor) { // sua implementação aqui } Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET: Imports System Module Program ' função principal do programa VB.NET Sub Main(args As String()) ' vamos declarar um vetor de 10 inteiros Dim valores(4) As Integer ' vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor For i As Integer = 0 To valores.Length - 1 Console.Write("Informe o " & (i + 1) & " valor: ") ' efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor valores(i) = Int32.Parse(Console.ReadLine()) Next ' agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado Console.Write(vbCrLf & "Informe o valor a ser pesquisado no vetor: ") Dim valor As Integer = Int32.Parse(Console.ReadLine()) ' e vamos ver a quantidade de repetições Dim repeticoes As Integer = QuantRepeticoes(0, valor, valores) Console.WriteLine("O valor informado se repete " & repeticoes & " vezes.") Console.WriteLine(vbCrLf & vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub ' função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas ' vezes o valor é encontrado no vetor Function QuantRepeticoes(indice As Integer, valor As Integer, vetor() As Integer) As Integer If indice = vetor.Length - 1 Then ' caso base...hora de parar a recursividade If vetor(indice) = valor Then Return 1 ' mais um repetição foi encontrada End If Else ' dispara mais uma chamada recursiva If vetor(indice) = valor Then ' houve mais uma repetição Return 1 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor) Else Return 0 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor) ' não repetiu End If End If Return 0 ' só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é ' executada End Function End Module |
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