C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em C

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Pergunta/Tarefa:

O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano.

No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano.

Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir:



Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo.

Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor x da coordenada: 12
Informe o valor y da coordenada: -7
A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-)
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int x, y;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
  printf("Informe o valor x da coordenada: ");
  scanf("%d", &x);
  printf("Informe o valor y da coordenada: ");
  scanf("%d", &y);
  
  // a coordenada está no primeiro quadrante? 
  if (x > 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no segundo quadrante?
  else if (x < 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no terceiro quadrante?
  else if (x < 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está no quarto quadrante?
  else if (x > 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está na origem
  else{
    printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y);
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox

Tutorial Java Swing - Como remover todos os itens de um JComboBox (Caixa de Combinação) em tempo de execução

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Nesta dica mostrarei como é possível usar o método removeAllItems() da classe JComboBox para remover todos os seus itens. Note que criei a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual de GUI, como o que está disponível no IDE Netbeans. Esta abordagem pode não ser produtiva, mas é excelente para entender como o Java Swing funciona.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JComboBox combo;  
 
  public Estudos(){
    super("A classe JComboBox");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
     
    // Cria os itens da lista
    String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
      "Carolina", "Osmar"};
 
    // Cria o JComboBox
    combo = new JComboBox(nomes);
 
    // Um botão que permite limpar o JComboBox
    JButton btn = new JButton("Limpar");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          // remove todos os itens do JComboBox
          combo.removeAllItems(); 
        }
      }
    );
 
    // Adiciona o JComboBox à janela
    c.add(combo);
 
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Aqui os itens do JComboBox foram inseridos a partir de um vetor de String.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.Count

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Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de itens em uma TListBox. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count do objeto Items, uma instância da classe TStrings. Esta propriedade contém um valor inteiro que representa a quantidade de elementos na ListBox. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  quant: Integer;
begin
  // vamos adicionar dois itens na TListBox
  ListBox1.Items.Add('Item 1');
  ListBox1.Items.Add('Item 2');

  // vamos obter a quantidade de itens
  quant := ListBox1.Items.Count;

  // exibe o resultado
  ShowMessage('Quantidade de elementos: ' + IntToStr(quant));
end;

É possível também obter a quantidade de itens em uma TListBox acessando a propriedade Count da classe TCustomListBox. Esta propriedade é herdada pela classe TListBox. Veja:

quant := ListBox1.Count;


Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

PHP para iniciantes - Como obter o número de dias em um mês e ano usando a função cal_days_in_month() do PHP

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Em algumas situações nós precisamos saber quantos dias um determinado mês possui, talvez para exibir um calendário. Para isso nós podemos usar a função cal_days_in_month() da linguagem PHP. Esta função pede um tipo de calendário (geralmente CAL_GREGORIAN), um número indicando o mês (1 para janeiro, 2 para fevereiro, etc) e o ano).

Veja o código completo para obter a quantidade de dias para o mês de fevereiro de 2021:

<?php
  $ano = 2021;
  $mes = 2; // fevereiro
  $quant_dias = cal_days_in_month(CAL_GREGORIAN, 
    $mes, $ano); 
  echo "Há $quant_dias dias no mês e ano informados";
?>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Há 28 dias no mês e ano informados


Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing - Como excluir linhas de uma JTable em tempo de execução usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel

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Nesta dica mostrarei como é possível excluir uma determinada linha de uma JTable usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel. Veja que mostro também como inserir novas linhas na JTable usando o método insertRow().

Veja o resultado obtido na imagem abaixo:



E agora o código Java Swing completo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    final DefaultTableModel modelo = new DefaultTableModel();
     
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(modelo);
     
    // Cria duas colunas
    modelo.addColumn("Nome");
    modelo.addColumn("Idade");
     
    JButton btn = new JButton("Inserir Linhas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe o nome:");
          String idade = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a idade:");
          int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
             "Informe a posição da nova linha:"));
           
          // testa se a posição é válida
          if(pos > (modelo.getRowCount() - 1))
            pos = 0;
           
          // Insere uma linha na posição especificada
          modelo.insertRow(pos, new Object[]{nome, idade});
        }
      } 
    );
     
    JButton btn2 = new JButton("Excluir Linhas");
    btn2.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
            "Informe a posição da linha a ser excluída:"));
           
          // testa se a posição é válida
          if(pos < modelo.getRowCount())
            // Exclui a linha na posição especificada
            modelo.removeRow(pos);
        }
      } 
    );  
     
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
    c.add(btn2);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto)

Como usar objetos da interface Set do Java para representar a interseção (ou intersecção) de dois ou mais conjuntos

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Na teoria dos conjuntos, a interseção (português brasileiro) ou intersecção (português europeu) de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que, simultaneamente, pertencem a dois ou mais destes conjuntos. Assim, seja A = {2, 5, 8, 19, 30} e B = {2, 3, 1, 30}. A interseção desses dois conjuntos é C = {2, 30}.

Na programação Java podemos representar a interseção de dois conjuntos usando objetos da interface Set e qualquer uma de suas implementações. Para este exemplo vou usar a classe TreeSet, que permite a ordenação dos elementos. Veja o código:

package estudos;

import java.util.Iterator;
import java.util.Set;
import java.util.TreeSet;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // primeiro conjunto
    Set<Integer> conjuntoA = new TreeSet<>();
    conjuntoA.add(2);
    conjuntoA.add(5);
    conjuntoA.add(8);
    conjuntoA.add(19);
    conjuntoA.add(30);
    
    // segundo conjunto
    Set<Integer> conjuntoB = new TreeSet<>();
    conjuntoB.add(2);
    conjuntoB.add(3);
    conjuntoB.add(1);
    conjuntoB.add(30);
    
    // vamos obter a interseção dos dois conjuntos      
    Set<Integer> conjuntoC = intersecao(conjuntoA, conjuntoB);        
    
    // vamos exibir os elementos no conjunto C
    Iterator iterator = conjuntoC.iterator();
    while(iterator.hasNext()){
      System.out.println(iterator.next());
    }
  }
  
  // método genérico que permite obter a interseção de dois conjuntos
  public static <T> Set<T> intersecao(Set<T> conjA, Set<T> conjB){
    Set<T> conjC = new TreeSet<>();
    // percorremos todos os elementos do conjunto A
    for(T elemento: conjA){
      // e verificamos se o elemento está contido no conjunto B
      if(conjB.contains(elemento)){
        conjC.add(elemento); // se estiver contido nós o adicionamos no conjunto C 
      }
    }
    
    return conjC; // e retornamos o conjunto C
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

2
30


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço for do Python - Apostila Python para iniciantes - O laço for

Quantidade de visualizações: 12927 vezes
O laço for (laço para) em Python é um pouco diferente daquele encontrado em Java, C ou C++. Na verdade, o laço for da Python está mais para o laço foreach do C# e o novo laço for do Java 1.5.

Em Python, o laço for funciona com sequencias (range), ou seja, a cada iteração do laço, um elemento da sequencia é retornado. Vamos ver isso mais de perto. Veja o exemplo a seguir:

def main():
  for i in range(1, 11):
    print(i)   
 
if __name__== "__main__":
  main()

Este trecho de código exibirá os números de 1 até 10. Veja que o último limite não é incluído na contagem. Este exemplo pode também ser escrito assim:

def main():
  for i in [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10]:
    print(i)   
 
if __name__== "__main__":
  main()



Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como criar módulos de código reutilizável em Python

Quantidade de visualizações: 8636 vezes
Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples.

1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo:

"""
  Sou um módulo Python. A única funcionalidade que
  ofereço é uma função que soma dois números
"""

def somar(num1, num2):
  return (num1 + num2)

2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é:

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar
"""

import funcoes

def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))  
    
if __name__== "__main__":
  main()

3) Execute o programa e veja o resultado.

Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH.

Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual:

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar()
"""

# importa o módulo sys
import sys

# acrescenta o diretório lib na variável
# de ambiente PYTHONPATH
sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib')

# pode importar funcoes no diretório lib
import funcoes

# pode chamar o método somar agora
def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))

if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador static em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 19048 vezes
O modificador static pode ser aplicado a métodos e variáveis. Além disso, este modificador pode ser usado para a inicialização de códigos estáticos de uma classe.

Um recurso marcado com este modificador pertence à uma classe, e não às suas instâncias. Isso quer dizer que podemos acessar métodos ou variáveis estáticas sem a necessidade de criar uma cópia da classe. Veja por exemplo o método main() usado como ponto de entrada para um aplicativo Java:

public static void main(String args[]){
  //
}

Como o método main é chamado antes mesmo de qualquer cópia de classes serem criadas, o modificador static se torna essencial. Veja o que acontece se o retirarmos:

public class Estudos{
  public void main(String args[]){
    System.out.println("Olá");
    System.exit(0);
  }
}

O código compila sem problemas. Porém, ao tentarmos executar teremos o seguinte erro:

Exception in thread "main" 
java.lang.NoSuchMethodError: main
Vejamos agora o que acontece quando tentamos acessar uma variável não estática a partir de um trecho de código estático:

public class Estudos{
  String frase = "Estou aqui!";   

  public static void main(String args[]){
    System.out.println(frase);
    System.exit(0);
  }
}

Ao tentarmos compilar este código teremos o seguinte erro:

Estudos.java:5: non-static variable frase cannot be 
referenced from a static context
 System.out.println(frase);
                       ^
1 error
Este erro aconteceu porque a variável frase foi definida sem o modificar static. Isso faz com que ela pertença à instâncias da classe, ou seja, para acessá-la teríamos que criar uma cópia da classe Estudos. Experimente alterá-la para:

static String frase = "Estou aqui!";

Execute o programa novamente e veja como o erro desaparece.

Para demonstrar como recursos estáticos pertencem mesmo à classe e não às suas cópias, considere o seguinte exemplo:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      Cliente cliente = new Cliente();
      System.out.println("Sou o cliente número: " + 
        cliente.quant);
    } 
   
    System.exit(0);
  }
}

class Cliente{
  public static int quant = 0;   

  public Cliente(){
    quant++;
  }
}

Ao compilar e executar este código você terá o seguinte resultado:

Sou o cliente número: 1
Sou o cliente número: 2
Sou o cliente número: 3
Sou o cliente número: 4
Sou o cliente número: 5
Isso aconteceu porque a classe Cliente possui uma variável estática que é incrementada todas as vezes que o construtor da classe é chamado.

Veremos agora o uso do modificador static na inicialização de blocos de código estáticos. Observe o código:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      Cliente cliente = new Cliente();
      System.out.println("Sou o cliente número: " + 
        cliente.quant);
    } 
   
    System.exit(0);
  }
}

class Cliente{
  public static int quant = 0;   

  public Cliente(){
    quant++;
  }  

  static{
    System.out.println("Bloco estático");
  }
}

Compile e execute este exemplo. Você terá o seguinte resultado:

Bloco estático
Sou o cliente número: 1
Sou o cliente número: 2
Sou o cliente número: 3
Sou o cliente número: 4
Sou o cliente número: 5
Veja que criamos 5 cópias da classe Cliente. Porém, o bloco de código estático foi executado apenas uma vez, e antes mesmo do construtor da classe.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como quebrar (separar) uma string em palavras usando um objeto da classe StringTokenizer do Java

Quantidade de visualizações: 12 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar um objeto da classe StringTokenizer da linguagem Java para quebrar uma frase em palavras, ou seja, separar as palavras de uma frase e acessá-las individualmente.

Note como usei o método hasMoreTokens() dentro de um laço while para verificar se ainda há partes da string a ser acessada. Caso o retorno seja verdadeiro, uma chamada à nextToken() nos retorna a palavra atual, a qual exibimos na tela.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    String frase = "Gosto de programar em Java";
    System.out.println("A frase é: " + frase);
    StringTokenizer parser = new StringTokenizer(frase);
    
    System.out.println("\nSuas partes individuais:");
    while(parser.hasMoreTokens()){
      System.out.println(parser.nextToken());
    }    
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de programar em Java

Suas partes individuais:
Gosto
de
programar
em
Java

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