Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escrever um algoritmo que lê o público total de um jogo de futebol e fornece a renda do jogo

Quantidade de visualizações: 7395 vezes
Pergunta/Tarefa:

Em um determinado jogo de futebol havia 4 tipos de ingressos, assim distribuídos: popular 10%
a R$ 1,00; geral 50% a R$ 5,00; arquibancada 30% a R$ 10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Escreva um programa (algoritmo) Java que leia o público total do jogo e forneça a renda obtida.

Um outro enunciado muito comum deste exercício é: Escrever um algoritmo que lê o público total de futebol e fornecer a renda do jogo, sabendo-se que havia 4 tipos de ingressos assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00, geral 50% a R$ 5,00, arquibancada 30% a R$10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o público total do jogo de futebol: 10000
Renda geral do jogo: R$ 76.000,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos obter o público total do jogo de futebol
    System.out.print("Informe o público total do jogo de futebol: ");
    int publico = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // renda do ingresso popular
    double popular = (publico * (10.0 / 100)) * 1.00;
    // renda do ingresso geral
    double geral = (publico * (50.0 / 100)) * 5.00;
    // renda do ingresso arquibancada
    double arquibancada = (publico * (30.0 / 100)) * 10.00;
    // renda do ingresso cadeiras
    double cadeiras = (publico * (10.0 / 100)) * 20.00;
    
    // obtemos a renda total
    double renda_total = popular + geral + arquibancada + cadeiras;
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Renda geral do jogo: " + formato.format(renda_total));
  }
}



jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Como alternar a classe de um elemento HTML usando a função toggleClass() do jQuery

Quantidade de visualizações: 9000 vezes
O método toggleClass() do jQuery é um dos mais interessantes no framework. Este método permite aplicar um nome de classe a um elemento HTML se ele ainda não estiver definido e removê-lo se este já estiver definido para o elemento. Veja um trecho de código que altera a cor de fundo de um parágrafo a cada vez que ele é clicado.

Comece analisando o trecho de estilos CSS:

<style type="text/css">
  body, td {font: 70% Verdana}
  .destaque {background-color: yellow}
  .destaque2 {background-color: red}
</style>

Veja agora o elemento P que usaremos para ilustrar o efeito:

<p id="parag" class="destaque">Sou um parágrafo</p>

E finalmente o código JavaScript (na parte <head></head> da página):

<script type="text/javascript">
<!--
  $(document).ready(function(){
    $("#parag").click(function(){
      $(this).toggleClass("destaque2");
    });
  });
//-->
</script>

E aqui a página HTML completa para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Estudos jQuery</title>
  
<style type="text/css">
  body, td {font: 70% Verdana}
  .destaque {background-color: yellow}
  .destaque2 {background-color: red}
</style>  

<script
  src="https://code.jquery.com/jquery-3.6.0.js"
  integrity="sha256-H+K7U5CnXl1h5ywQfKtSj8PCmoN9aaq30gDh27Xc0jk="
  crossorigin="anonymous"></script>
  
</head>
<body>

<p id="parag" class="destaque">Sou um parágrafo</p>

<script type="text/javascript">
  $(document).ready(function(){
    $("#parag").click(function(){
      $(this).toggleClass("destaque2");
    });
  });
</script>
  
</body>
</html>

O método toggleClass() retorna um objeto jQuery para fins de encadeamento de chamadas de métodos.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar o dia da semana em PHP na forma abreviada e em português usando a função gmstrftime() e o sinalizador "%a"

Quantidade de visualizações: 222 vezes
Como retornar o dia da semana em PHP na forma abreviada e em português usando a função gmstrftime() e o sinalizador "%a"

Nesta dica mostrarei um código que retorna o nome do dia da semana de forma abreviada e em português usando a função gmstrftime() combinada com o sinalizador "%a". O resultado será agora como "seg", "ter", "qua", etc.

Veja o código PHP completo para o exemplo:

<?php
  // obtemos o locale padrão
  $locale_anterior = setlocale(LC_ALL, NULL); 
  // ajustamos o locale para português brasileiro
  setlocale(LC_ALL, "pt_BR");
  // obtemos o dia da semana   
  $dia_semana = gmstrftime("%a", time());
  // voltamos o locale anterior
  setlocale(LC_ALL, $locale_anterior);
  // e mostramos o resultado
  echo "O dia da semana é: " . $dia_semana;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O dia da semana é: dom


Java ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern

Padrões de projeto para iniciantes - Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 12027 vezes
O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementado extensivamente nas linguagens que suportam programação orientada a objetos, tais como Java e C#. Nesta dica eu mostrarei como implementá-lo.

Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação.

Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente.

Vamos ver um exemplo deste padrão em Java. Observe o código a seguir:

Código para Logger.java:

package estudos;

// Uma classe Singleton responsável por gravar
// logs no sistema
public class Logger {
    // variável estática e privada que guarda a instância
    // atual da classe
    private static Logger instancia = null;

    // Método estático que retorna uma instância já existente, ou
    // cria uma nova instância
    public static Logger getInstance() {
        if (instancia == null) {
            instancia = new Logger();
        }
        return instancia;
    }

    // Construtor privado para evitar que instâncias sejam
    // criadas usando new
    private Logger() {
        // não precisamos fazer nada aqui
    }

    // método usado para registrar logs
    public void registrarLog(String dados) {
        System.out.println("Vou registrar o log: " + dados);
    }
}

Veja agora como podemos chamar o método getInstance(), obter um objeto da classe Logger e "registrar um log":

Código para Main.java:

package estudos;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos registrar um novo log usando a classe Singleton
    Logger.getInstance().registrarLog("Novo usuário cadastrado.");
  }
}

Ao executar esta aplicação teremos a seguinte saída:

Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado.


VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço Do...While...Loop do VB.NET

Quantidade de visualizações: 17691 vezes
Um instrução de repetição (também chamada de laço ou loop) permite que um bloco de códigos seja executado repetidamente até que uma condição seja satisfeita.

O laço Do...While...Loop é usado quando queremos testar uma condição e, executar um bloco de código repetidamente enquanto esta condição for verdadeira. Lembre-se de que, se a condição já for falsa, o laço nunca será executado.

Veja um exemplo de laço Do...While...Loop que nos permite exibir os números de 0 a 10:

Dim numero As Integer = 0

Do While numero <= 10
  Console.WriteLine(numero)
  numero += 1
Loop

Veja uma nova versão deste código, desta vez contando de 10 a 0:

Dim numero As Integer = 10

Do While numero >= 0
  Console.WriteLine(numero)
  numero -= 1
Loop

Aqui nós estamos novamente avaliando uma condição, ou seja, se o resultado da condição for True, a execução do laço continua. Se for False, o laço pára. Veja um exemplo no qual a condição booleana está bem explícita:

Dim pode As Boolean = True
Dim valor As Integer = 1

Do While pode
  Console.WriteLine(valor)
  valor += 1

  If valor > 20 Then
    pode = False
  End If
Loop



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o primeiro elemento de um vetor em Python

Quantidade de visualizações: 429 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um vetor (array) em Python.

Sua saída deverá ser parecida com:

Os elementos do vetor são: [9, 5, 3, 2, 4, 8]
O primeiro elemento do array é: 9 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# função principal do programa
def main():
  # vamos criar um array de inteiros
  valores = [9, 5, 3, 2, 4, 8]
  print("Os elementos do vetor são: {0}".format(valores))
    
  # agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor
  primeiro = valores[0]
    
  # e mostramos o resultado
  print("O primeiro elemento do array é: {0}".format(primeiro))
  
if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como verificar se Num Lock está ativado no seu teclado usando o método getLockingKeyState() da classe Toolkit da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 8498 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível verificar se Num Lock está ativado no seu teclado. Para isso nós podemos usar o método getLockingKeyState() da classe Toolkit, do pacote java.awt.

Veja o exemplo completo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.Toolkit;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit();    
     
    if(tk.getLockingKeyState(KeyEvent.VK_NUM_LOCK)){
      System.out.println("Num Lock está ativado");
    }  
    else{
      System.out.println("Num Lock não está ativado");    
    } 

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Num Lock não está ativado


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como somar dias a uma data em JavaScript usando uma função personalizada adicionar_dias() que retorna um objeto Date

Quantidade de visualizações: 13611 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript que permite adicionar dias a uma data recebida como argumento e retorna um novo objeto Date. Como pequenas modificações esta função pode ser usada também para subtrair dias da data.

Veja a página HTML completa para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Data e hora em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // função que recebe um objeto Date e uma quantidade
  // de dias e soma esses dias ao Date recebido e
  // e retorna um novo objeto Date
  function adicionar_dias(data, dias){
    return new Date(data.getTime() + (dias * 24 * 60 
      * 60 * 1000));
  }

  // testa a função
  var hoje = new Date();
  document.write("Hoje é " + hoje.toLocaleDateString() + "<br>");
  
  // vamos adicionar 5 dias ao objeto Date
  var data_futura = adicionar_dias(hoje, 5);
  document.write("Daqui 5 dias será: " + 
    data_futura.toLocaleDateString());
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é 06/02/2023
Daqui 5 dias será: 11/02/2023


Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto)

Como usar objetos da interface Set do Java para representar a interseção (ou intersecção) de dois ou mais conjuntos

Quantidade de visualizações: 4692 vezes
Na teoria dos conjuntos, a interseção (português brasileiro) ou intersecção (português europeu) de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que, simultaneamente, pertencem a dois ou mais destes conjuntos. Assim, seja A = {2, 5, 8, 19, 30} e B = {2, 3, 1, 30}. A interseção desses dois conjuntos é C = {2, 30}.

Na programação Java podemos representar a interseção de dois conjuntos usando objetos da interface Set e qualquer uma de suas implementações. Para este exemplo vou usar a classe TreeSet, que permite a ordenação dos elementos. Veja o código:

package estudos;

import java.util.Iterator;
import java.util.Set;
import java.util.TreeSet;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // primeiro conjunto
    Set<Integer> conjuntoA = new TreeSet<>();
    conjuntoA.add(2);
    conjuntoA.add(5);
    conjuntoA.add(8);
    conjuntoA.add(19);
    conjuntoA.add(30);
    
    // segundo conjunto
    Set<Integer> conjuntoB = new TreeSet<>();
    conjuntoB.add(2);
    conjuntoB.add(3);
    conjuntoB.add(1);
    conjuntoB.add(30);
    
    // vamos obter a interseção dos dois conjuntos      
    Set<Integer> conjuntoC = intersecao(conjuntoA, conjuntoB);        
    
    // vamos exibir os elementos no conjunto C
    Iterator iterator = conjuntoC.iterator();
    while(iterator.hasNext()){
      System.out.println(iterator.next());
    }
  }
  
  // método genérico que permite obter a interseção de dois conjuntos
  public static <T> Set<T> intersecao(Set<T> conjA, Set<T> conjB){
    Set<T> conjC = new TreeSet<>();
    // percorremos todos os elementos do conjunto A
    for(T elemento: conjA){
      // e verificamos se o elemento está contido no conjunto B
      if(conjB.contains(elemento)){
        conjC.add(elemento); // se estiver contido nós o adicionamos no conjunto C 
      }
    }
    
    return conjC; // e retornamos o conjunto C
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

2
30


Python ::: wxPython ::: Janelas, Diálogos, Formulários e Painéis do wxPython

Como definir o ícone para uma janela wx.Frame do wxPython

Quantidade de visualizações: 7355 vezes
Nesta dica mostrarei como usar a função SetIcon() da classe wx.TopLevelWindow para definir o ícone da janela de nossa aplicação wxPython. Observe que, se o ícone não for encontrado, uma mensagem de erro será exibida.

Veja o código completo para o exemplo:

# vamos importar a biblioteca Wx
import wx

# vamos criar uma classe que herda de wxFrame
class MinhaJanela(wx.Frame):
  def __init__(self):
    # chamamos o construtor da super classe
    wx.Frame.__init__(self, None, -1, 
      "Cadastro de Clientes", size=(350, 200))
    
    # Define o ícone para a janela
    self.SetIcon(wx.Icon("icone.ico", wx.BITMAP_TYPE_ICO))

if __name__ == "__main__":
  app = wx.App()
  janela = MinhaJanela()
  janela.Show(True)
  app.MainLoop()


Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 19 usuários muito felizes estudando em nosso site.