Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas

Como gerar um número randômico em Python usando a função rand() do módulo random da NumPy

Quantidade de visualizações: 719 vezes
Em algumas situações nós precisamos gerar um número aleatório na faixa de 0 e 1 (não incluído). Para isso nós podemos usar a função rand() do módulo random da biblioteca NumPy do Python. Veja um exemplo:

# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np

# método principal
def main():
  # vamos gerar um número decimal aleatório de 0 (incluído) 
  # à 1 (não incluído) 
  valor = np.random.rand()
  print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) 
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O número sorteado foi: 0.2037063569952866

Note que o número retornado pela função rand() é um float com uma precisão semelhante ao double em outras linguagens de programação.

Veja agora uma modificação deste código para gerar 10 números aleatórios:

# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np

# método principal
def main():
  # vamos gerar 10 números decimais aleatórios de 0 (incluído) 
  # à 1 (não incluído) 
  for i in range(10):
    valor = np.random.rand()
    print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) 
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O número sorteado foi: 0.57920714427429
O número sorteado foi: 0.06329414607318185
O número sorteado foi: 0.12184477988071851
O número sorteado foi: 0.5410663009618577
O número sorteado foi: 0.790229323250604
O número sorteado foi: 0.4733277307431061
O número sorteado foi: 0.7669969432159425
O número sorteado foi: 0.6934927410217504
O número sorteado foi: 0.13216036543343856
O número sorteado foi: 0.6958612722883786


Python ::: Dicas & Truques ::: HTTP Web Server

Como criar um servidor web em Python usando as classes BaseHTTPRequestHandler e HTTPServer

Quantidade de visualizações: 679 vezes
Nesta dica mostrarei como criar um web server em Python, ou seja, o nosso próprio servidor web. Para isso nós vamos criar uma classe ServidorWeb que herda de BaseHTTPRequestHandler, que nos fornece todos os métodos necessários para tratar requisições HTTP, tais como GET e POST.

Note que definir o nome do host como "localhost" e a porta como "8080".

Veja o código completo para o nosso web server em Python:

# precisamos importar os objetos BaseHTTPRequestHandler e HTTPServer
# do módulo http.server
from http.server import BaseHTTPRequestHandler, HTTPServer
# precisamos também do módulo time
import time

# vamos criar a classe ServidorWeb, que herda de
# BaseHTTPRequestHandler
class ServidorWeb(BaseHTTPRequestHandler):
  # vamos implementar o método que responde às requisições GET
  def do_GET(self):
    self.send_response(200)
    self.send_header("Content-type", "text/html")
    self.end_headers()
    self.wfile.write(bytes("<html><head><title>Meu Servidor Web</title></head>", 
      "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("<p>Requsição: %s</p>" % self.path, 
      "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("<body>", "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("<p>Exemplo de Web Server em Python</p>",
      "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("</body></html>", "utf-8"))

# função principal do programa
def main():
  # agora criamos um objeto HTTPServer
  host = "localhost"
  porta = 8080
  servidorWeb = HTTPServer((host, porta), ServidorWeb)
  print("Servidor iniciado em http://%s:%s" % (host, porta))

  # tentamos levantar o servidor
  try:
    servidorWeb.serve_forever()
  except KeyboardInterrupt:
    pass

  # liberamos o servidor web
  servidorWeb.server_close()
  print("O servidor web foi parado.")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código você verá a seguinte mensagem:

Servidor iniciado em http://localhost:8080

A partir daí você pode abrir o seu navegador neste endereço e já verá a página web que definimos no corpo do método do_GET() da classe ServidorWeb. Agora é só explorar as dicas dessa seção para aprender ainda mais sobre redes, soquetes e servidores web usando a linguagem Python.


C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar um subdiretório em C# usando a função CreateSubdirectory() da classe DirectoryInfo - Curso de C# para iniciantes

Quantidade de visualizações: 161 vezes
Em várias situações nós precisamos criar subdiretórios usando C#. Para isso nós podemos usar o método CreateSubdirectory() da classe DirectoryInfo. Veja como isso pode ser feito no trecho de código a seguir:

using System;
using System.IO;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_c#");
      DirectoryInfo sub = dir.CreateSubdirectory("testes");

      if (sub.Exists) {
        Console.WriteLine("Subdiretório criado com sucesso");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Subdiretório criado com sucesso


PHP ::: Boletos Bancários, Arquivos de Remessa e Retornos do Banco ::: Caixa Econômica Federal - Banco 104

Boleto Bancário PHP - Como calcular o Dígito Verificador do Nosso Número (Módulo 11) - Boleto Caixa Econômica

Quantidade de visualizações: 2851 vezes
Nesta dica mostrarei, passo-a-passo, como calcular o Dígito Verificador do Nosso Número para o boleto e arquivos de remessa da Caixa Econômica Federal (Banco 104).

O Nosso Número é o número de identificação do título no Banco. Este número deve ser único nos seus sistemas, pois, sua combinação com o código do cedente o torno único também no sistema bancário. Além disso, é o Nosso Número que permite ao Banco e a empresa identificar os dados da
cobrança que deram origem ao bloqueto.

Na Especificação do Código de Barras para Bloquetos de Cobrança Sem Registro e Registrada no SIGCB (67.119 v005 micro), o Nosso Número é composto de 17 posições, sendo as 02 posições iniciais para identificar a Carteira e as 15 posições restantes são para livre utilização pelo Cedente.
Seu formato é XYNNNNNNNNNNNNNNN-D, onde:
a) X = Modalidade/Carteira de Cobrança (1-Registrada/2-Sem Registro);
b) Y = Emissão do bloqueto (4-Cedente);
c) NNNNNNNNNNNNNNN = Nosso Número (15 posições livres do Cedente);
d) D = Dígito Verificador do Nosso Número calculado através do Modulo 11, conforme código que mostrarei a seguir. Nos boletos e arquivos de remessa da Caixa, o Dígito Verificador do Nosso Número admite 0 (zero), diferentemente do DV Geral do Código de Barras (que também mostro como calcular em dicas dessa seção).

O cálculo que mostrarei a seguir é baseado no Módulo 11 e está de acordo com as instruções do Manual de Leiaute de Arquivo Eletrônico Padrão CNAB 240 - Cobrança Bancária Caixa - SIGCB - Versão 67.118 v024 micro e Especificação do Código de Barras para Bloquetos de Cobrança Sem Registro e Registrada no SIGCB (67.119 v005 micro). Tenha certeza de verificar sua versão do manual antes de usar o código apresentado.

Dito isso, veja o código PHP completo para uma função que recebe o Nosso Número e retorna seu dígito verificador:

<?php
  // função que recebe o nosso número
  // e retorna o seu dígito verificador
  function dvNossoNumero($nossoNumero){
    // o nosso número possui mais que 17 dígitos?
    if(strlen($nossoNumero) > 17){
      die("O Nosso Número não pode ter mais que 17 dígitos.");	
    }
	
    // agora vamos definir os índices de multiplicação
    $indices = "29876543298765432";
    // e aqui a soma da multiplicação coluna por coluna
    $soma = 0;
     
    // fazemos a multiplicação coluna por coluna agora
    for($i = 0; $i < strlen($nossoNumero); $i++){
      $soma = $soma + ((int)($nossoNumero[$i])) * 
        ((int)($indices[$i])); 
    }
    
    // obtemos o resto da divisão da soma por onze
    $resto = $soma % 11;
     
    // subtraímos onze pelo resto da divisão
    $digito = 11 - $resto;  	
	 
    // atenção: Se o resultado da subtração for
    // maior que 9 (nove), o dígito será 0 (zero)
    if($digito > 9){
      $digito = 0;    
    }
     
    return $digito;
  }
  
  // vamos calcular o Dígito Verificador do 
  // Nosso Número
  $carteira = "1"; //  
  $emissao = "4"; // cedente
  $nossoNumero = "19";
  // preenche com zeros até completar 15 posições
  $nossoNumero = sprintf("%015d", $nossoNumero);
  $nossoNumeroCompleto = $carteira . $emissao . $nossoNumero;
  $digito = dvNossoNumero($nossoNumeroCompleto);
  echo "O dígito verificador para o nosso número " . 
    $nossoNumeroCompleto . " é: " . $digito;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O dígito verificador para o nosso número 14000000000028288 é: 5


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover quebras de linhas de uma string - Como usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de um texto - Revisado

Quantidade de visualizações: 11 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de uma palavra, frase ou texto. Veja:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String original = "Programar em Java\n é mais fácil do\n que você pensa."; 
    
    // vamos exibir a String original
    System.out.println("Original: " + original);
    
    // agora vamos remover as quebras de linha
    String nova = original.replaceAll("[\\n]", "");
    
    // vamos exibir a String sem as quebras de linha
    System.out.println("Sem quebras de linha: " + nova);
    
    System.exit(0);
  }
} 

Este código exibirá o seguinte resultado:

Original: Programar em Java
é mais fácil do
que você pensa.
Sem quebras de linha: Programar em Java é mais fácil do que você pensa.

Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter uma string em um valor numérico inteiro em Delphi usando as funções StrToInt(), TryStrToInt() e StrToIntDef()

Quantidade de visualizações: 33598 vezes
Em algumas situações precisamos converter strings em valores numéricos do tipo inteiro. Isso acontece quando recebemos valores de caixas de texto e precisamos usuá-los em cálculos.

Vamos começar com a função StrToInt() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando um valor inteiro válido e retorna um valor inteiro. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor1, valor2, soma: Integer;
begin
  // vamos receber as strings dos TEdits e converter
  // seus valores para inteiros
  valor1 := StrToInt(Edit1.Text);
  valor2 := StrToInt(Edit2.Text);

  // vamos obter a soma dos dois valores
  soma := valor1 + valor2;

  // vamos exibir o resultado. Note o uso de IntToStr() para
  // converter o valor inteiro em string
  ShowMessage('A soma é: ' + IntToStr(soma));
end;

Note que, se a string sendo convertida possuir um valor inteiro inválido, uma exceção do tipo EConvertError será lançada. Podemos evitar isso usando a função TryStrToInt(). Esta função recebe dois argumentos: a string a ser convertida e a variável do tipo Integer que receberá o valor. O resultado será true se a conversão for feita com sucesso e false em caso contrário. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: Integer;
begin
  // vamos tentar converter o valor da caixa de texto
  // em um inteiro
  if TryStrToInt(Edit1.Text, valor) then
    ShowMessage('Conversão efetuada com sucesso.')
  else
    ShowMessage('Erro na conversão');
end;

Há ainda uma terceira possibilidade: usar a função StrToIntDef(). Esta função funciona exatamente da mesma forma que StrToInt(), exceto que agora, se houver um erro de conversão, um valor inteiro padrão será retornado. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: Integer;
begin
  // vamos converter o valor da caixa de texto
  // em um inteiro. Se a conversão não puder ser feita
  // o valor 10 será atribuído à varial valor
  valor := StrToIntDef(Edit1.Text, 10);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage(IntToStr(valor));
end;

Caso você precise trabalhar com inteiros de 64 bits, poderá usar as funções StrToInt64(), StrToInt64Def() e TryStrToInt64().

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Estruturas de Dados em C - Como remover um nó no final de uma lista ligada simples em C - Listas encadeadas em C

Quantidade de visualizações: 2043 vezes
Nesta dica mostraremos como é possível excluir o nó no fim (o último nó) de uma lista encadeada simples (singly linked list) em C. Veja a função:

// função que permite remover um nó no fim
// da lista, ou seja, o último nó da lista.
// A função retorna um ponteiro para o início da lista
struct No *remover_final(struct No *inicio){
  struct No *n; // nó que será removido
  
  // nó que antecede o nó a ser removido. Isso
  // faz sentido, já que ele será o último nó
  // agora
  struct No *anterior;
  n = inicio; // aponta para o início da lista
  
  // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do
  // nó a ser excluído
  while(n->proximo != NULL){
    anterior = n; // anterior assume o lugar de n
    n = n->proximo; // e n assume o seu próximo  
  }
  
  // anterior passa a ser o último nó agora
  anterior->proximo = NULL;
  
  // mostra o nó removido
  printf("\nNo removido: %d\n", n->valor);
  
  free(n); // libera o nó que antes era o último
  
  return inicio;
} 

Note que a função recebe um ponteiro para o início da lista e retorna também um ponteiro para o início da lista. Tenha o cuidado de verificar se a lista não está vazia antes de tentar fazer a exclusão. No exemplo eu fiz isso na função main(). Veja a listagem completa abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
// estrutura Nó
struct No{
  int valor;
  struct No *proximo;
};
// fim da estrutura Nó
 
// função que permite exibir os valores de
// todos os nós da lista
void exibir(struct No *n){
  if(n != NULL){
    do{
      printf("%d\n", n->valor);
      n = n->proximo;
    }while(n != NULL);
  }
  else
    printf("A lista esta vazia\n\n");
}
 
// função que permite remover um nó no fim
// da lista, ou seja, o último nó da lista.
// A função retorna um ponteiro para o início da lista
struct No *remover_final(struct No *inicio){
  struct No *n; // nó que será removido
  
  // nó que antecede o nó a ser removido. Isso
  // faz sentido, já que ele será o último nó
  // agora
  struct No *anterior;
  n = inicio; // aponta para o início da lista
  
  // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do
  // nó a ser excluído
  while(n->proximo != NULL){
    anterior = n; // anterior assume o lugar de n
    n = n->proximo; // e n assume o seu próximo  
  }
  
  // anterior passa a ser o último nó agora
  anterior->proximo = NULL;
  
  // mostra o nó removido
  printf("\nNo removido: %d\n", n->valor);
  
  free(n); // libera o nó que antes era o último
  
  return inicio;
} 
 
// função que permite inserir nós no
// final da lista.
// veja que a função recebe o valor a ser
// armazenado em cada nó e um ponteiro para o
// início da lista. A função retorna um
// ponteiro para o início da lista
struct No *inserir_final(struct No *n, int v){
  // reserva memória para o novo nó
  struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No));
  novo->valor = v;
 
  // verifica se a lista está vazia
  if(n == NULL){
    // é o primeiro nó...não deve apontar para
    // lugar nenhum
    novo->proximo = NULL;
    return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista
  }
  else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final
    // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista
    struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó
    // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó
    while(temp->proximo != NULL){
      temp = temp->proximo;
    }
    // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista
   
    // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve
    // apontar para NULL
    novo->proximo = NULL;
    // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado
    temp->proximo = novo;
    return n; // vamos retornar o início da lista intacto
  }
}
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara a lista
  struct No *inicio = NULL;
 
  // vamos inserir quatro valores no final
  // da lista
  inicio = inserir_final(inicio, 45);
  inicio = inserir_final(inicio, 3);
  inicio = inserir_final(inicio, 98);
  inicio = inserir_final(inicio, 47);
 
  // vamos exibir o resultado
  printf("Valores presentes na lista ligada antes da remocao:\n");
  exibir(inicio);
 
  // vamos remover o nó no fim da lista
  if(inicio != NULL){
    inicio = remover_final(inicio);
  }
  
  // vamos exibir o resultado
  printf("\nValores presentes na lista ligada apos a remocao:\n");
  exibir(inicio);
  
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar esse código você terá o seguinte resultado:

Valores presentes na lista ligada antes da remocao:
45
3
98
47

No removido: 47

Valores presentes na lista ligada apos a remocao:
45
3
98

Pressione qualquer tecla para continuar. . .



Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet

Como tornar o TClientDataSet do Delphi somente leitura usando a propriedade ReadOnly

Quantidade de visualizações: 11797 vezes
Em algumas situações gostaríamos que um TClientDataSet fosse somente leitura, ou seja, não queremos permitir inserção, atualização ou exclusão dos dados do dataset. Para isso podemos usar a propriedade ReadOnly. Se seu valor for True, os dados do TClientDataSet serão apenas para leitura. Se o valor for False, os dados podem ser modificados e/ou novos dados podem ser inseridos no dataset. O valor padrão é False.

Em tempo de design a propriedade ReadOnly do TClientDataSet pode ser ajustada selecionando-se o componente no formulário e acessando o Object Inspector. Em tempo de execução esta propriedade pode ser ajustada por meio do seguinte trecho de código:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos tornar o TClientDataSet somente leitura
  ClientDataSet1.ReadOnly := True;
end;

Se necessário, podemos obter o valor desta propriedade em tempo de execução da seguinte forma:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos verificar se o TClientDataSet é somente leitura
  if ClientDataSet1.ReadOnly then
    ShowMessage('O ClientDataSet é somente leitura')
  else
    ShowMessage('O ClientDataSet NÃO é somente leitura')
end;

Ao executarmos este código e clicarmos no botão teremos uma mensagem parecida com:

"O ClientDataSet NÃO é somente leitura".

É importante observar que se tentarmos efetuar alguma operação que modifica o conteúdo de um TClientDataSet somente leitura nós teremos uma exceção do tipo:

Project Project2.exe raised exception class EDatabaseError with message 'ClientDataSet1': Cannot modify a read-only dataset'.

Quando ajustamos o valor da propriedade ReadOnly para True, automaticamente a propriedade CanModify do dataset é ajustada para False.

Importante: Mesmo que o valor da propriedade ReadOnly seja False, os usuários ainda podem ser impedidos de modificar os dados de um client dataset se este obtém seus dados a partir de um provider (por exemplo: TDataSetProvider). A propriedade Options do provider pode limitar se os dados podem ser editados e, se puderem, os tipos de alterações permitidos.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


LISP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de LISP - Um programa que lê duas notas, calcula a média aritmética e exibe uma mensagem de reprovado, exame ou aprovado

Quantidade de visualizações: 508 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa LISP ou Common Lisp que leia duas notas (como double ou float), calcule e mostre a média aritmética e uma mensagem de acordo com as seguintes regras:

1) Se a média for inferior a 4,0 escreva "Reprovado";
2) Se a média for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0 escreva "Exame";
3) Se a média for igual ou superior a 7,0 escreva "Aprovado".

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a primeira nota: 8
Informe a segunda nota: 7.4
A média obtida foi: 7.7
Aprovado
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp (a padronização da linguagem LISP):

; Algoritmo LISP para calcular a média de um aluno

; variáveis que vamos usar no programa
(let ((n1)(n2)(media))
  ; vamos solicitar as duas notas do aluno
  (princ "Informe a primeira nota: ")
  (force-output)
  (setq n1 (read))
  (princ "Informe a segunda nota: ")
  (force-output)
  (setq n2 (read))

  ; vamos calcular a média aritmética
  (setq media (/ (+ n1 n2) 2))
  (format t "A média obtida foi ~F" media)

  ; vamos verificar se o aluno foi reprovado, está de exame ou aprovado
  (cond 
    ((< media 4.0) ; reprovado
      (format t "~%Reprovado"))
    ((and (>= media 4.0)(< media 7.0)) ; exame
      (format t "~%Exame"))  
    (t (format t "~%Aprovado"))
  )  
)



C# ::: Windows Forms ::: TextBox

Como contar as palavras em um TextBox de múltiplas linhas do C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 13996 vezes
Em algumas situações nós precisamos retornar a quantidade de palavras digitadas em um campo TextBox de múltiplas linhas do C# Windows Forms. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito.

Note como usei os métodos da classe String para alcançar o objetivo. Veja o código C# completo disparado a partir do clique de um botão Button:

/*
 Este exemplo mostra como obter a quantidade de
 palavras em um TextBox. 

 Veja que usamos a técnica de contar as palavras
 contidas em um array após retirar as quebras de
 linhas e espaços duplicados na string. 
*/
    
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // Obtém o texto da caixa de texto
  string texto = textBox1.Text.Trim();

  // Remove as quebras de linhas substituindo-as por
  // espaços
  texto = texto.Replace(Environment.NewLine, " ");

  // remove os espaços em excesso
  while(texto.IndexOf("  ") >= 0){
    texto = texto.Replace("  ", " ");
  }

  // Obtém um array de palavras
  string[] palavras = texto.Split(" ");

  // Obtém a quantidade de palavras
  int quant = palavras.Length;

  // Exibe o resultado
  MessageBox.Show("O TextBox contém " + quant + 
    " palavras.");
}


Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 11 usuários muito felizes estudando em nosso site.