Java ::: Classes e Componentes ::: JMenuBar, JMenu, JMenuItem e Afins |
Java Swing - Como usar objetos da classe JCheckBoxMenuItem como itens de menu de suas aplicações Java SwingQuantidade de visualizações: 8944 vezes |
Neste exemplo mostrarei como usar objetos da classe JCheckBoxMenuItem como itens de um menu. Tais itens podem ser usados quando o usuário puder marcar uma ou mais opções, em um grupo relacionado de opções. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E agora o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ JCheckBoxMenuItem cores[]; Color valCores[] = {Color.red, Color.white, Color.green}; String nomeCores[] = {"Vermelho", "Branco", "Verde"}; public Estudos(){ super("Menus"); // Cria a barra de menus JMenuBar barra = new JMenuBar(); setJMenuBar(barra); // Cria um menu JMenu formatar = new JMenu("Formatar"); // Cria o menu de cor de fundo JMenu item1 = new JMenu("Cor de Fundo"); // Adiciona o segundo JMenu ao primeiro formatar.add(item1); cores = new JCheckBoxMenuItem[valCores.length]; Gerenciador gerenciador = new Gerenciador(); for(int i = 0; i < valCores.length; i++){ cores[i] = new JCheckBoxMenuItem(nomeCores[i]); item1.add(cores[i]); cores[i].addItemListener(gerenciador); } // Adiciona o menu à barra de menus barra.add(formatar); setSize(300, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } private class Gerenciador implements ItemListener{ public void itemStateChanged(ItemEvent e){ String marcadas = "As checkbox marcadas são:\n\n"; for(int i = 0; i < cores.length; i++){ if(cores[i].isSelected()){ marcadas += nomeCores[i] + "\n"; } } JOptionPane.showMessageDialog(null, marcadas); } } } |
GoLang ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Exercícios Resolvidos de Golang - Como calcular a área de um losango em GoQuantidade de visualizações: 1145 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um losango é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango. A área (em metros quadrados) de um losango pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula: ![]() Onde D1 é a diagonal maior e D2 é a diagonal menor. Escreva um programa Golang que leia a diagonal maior e a diagonal menor e calcule a área do losango. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a medida da diagonal maior: 5 Informe a medida da diagonal menor: 10 A área (em metros quadrados) do losango é: 25 Veja a resolução comentada deste exercício usando Go: // pacote principal package main // vamos importar o módulo de formatação de // entrada e saída import "fmt" // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var diagonal_maior, diagonal_menor int var area float32 // vamos ler os valores das diagonais maior e menor fmt.Print("Informe a medida da diagonal maior: ") fmt.Scanln(&diagonal_maior) fmt.Print("Informe a medida da diagonal menor: ") fmt.Scanln(&diagonal_menor) // calcula a area do losango area = float32((diagonal_maior * diagonal_menor)) / 2 // mostra o resultado fmt.Printf("A área (em metros quadrados) é: %.2f", area) } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar um arquivo em Java usando o método createNewFile() da classe FileQuantidade de visualizações: 202 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método createNewFile() da clase File, do pacote java.io, para criar um novo arquivo. Note que estou usando um bloco try...catch para tratar os possíveis erros decorrentes desta operação. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ File arquivo = new File("c:\\estudos_java\\osmar.txt"); // Cria o arquivo se este não existe ainda boolean ok = arquivo.createNewFile(); // o arquivo foi criado com sucesso? if(ok){ System.out.println("Arquivo criado com sucesso."); } else{ System.out.println("Nao foi possivel criar o arquivo."); } } catch(IOException e){ System.out.println("Erro: " + e.toString()); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Arquivo criado com sucesso. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como usar o modificador de acesso private em suas classes PHPQuantidade de visualizações: 8811 vezes |
O modificador private serve para indicar que as propriedades ou métodos (funções) de uma classe podem ser acessados somente por código residente na mesma classe. Veja um exemplo:<? class Pessoa{ private $nome; } $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome = "Osmar J. Silva"; ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Cannot access private property Pessoa::$nome in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php on line 7 Esse erro ocorre porque a variável $nome, por estar marcada com o modificador private, não pode ser acessada por código fora da classe. Veja agora um exemplo envolvendo um método privado: <? class Pessoa{ private function somar($a, $b){ return $a + $b; } } $pessoa = new Pessoa; echo $pessoa->somar(4, 2); ?> Ao executarmos este código, a seguinte mensagem de erro será exibida: Fatal error: Call to private method Pessoa::somar() from context '' in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php on line 9 Novamente, este erro é causado porque o método somar() não pode ser acessado por código fora da classe Pessoa. É importante notar, contudo, que as propriedades e métodos privados de uma classe não podem ser acessados nem mesmo por suas classes derivadas (sub-classes). |
Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QMainWindow |
Como criar a janela principal de uma aplicação Python PyQt usando a classe QMainWindowQuantidade de visualizações: 1493 vezes |
Em geral toda aplicação GUI, ou seja, uma aplicação de interface visual, rodando no Window, Linux, MAC, etc, possui uma janela principal. No PyQt tal janela é criada como uma instância da classe QMainWindow. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do PyQt: QObject, QPaintDevice QWidget QMainWindow Uma janela QMainWindow possui o seu próprio layout, no qual podemos adicionar uma barra de ferramentas QToolBar, um QDockWidget (que serve para controles que "grudam" em lados diferentes da tela), uma barra de menus QMenuBar e uma barra de status QStatusBar. O layout oferecido pela classe QMainWindow possui uma área central que pode ser ocupada por qualquer tipo de controle visual. É nessa área central que podemos colocar outros tipos de gerenciadores de layouts, que servirão como containers para os componentes visuais da aplicação. Veja uma aplicação PyQt completa na qual temos uma janela principal QMainWindow e um botão QPushButton. Observe como tiramos proveito da programação orientada em Python para criar uma classe JanelaPrincipal que herda de QMainWindow: # vamos importar os módulos necessários import sys from PyQt6.QtCore import * from PyQt6.QtGui import * from PyQt6.QtWidgets import * # vamos criar uma classe que herda de QMainWindow class JanelaPrincipal(QMainWindow): # construtor da classe def __init__(self): super().__init__() # definimos o título da janela self.setWindowTitle("Cadastro de Produtos") # vamos criar um botão QPushButton botao = QPushButton("Novo Produto") # definimos este botão como o controle central # da janela principal self.setCentralWidget(botao) if __name__== "__main__": # cria a aplicação app = QApplication(sys.argv) # cria a janela principal e a coloca visível janela_principal = JanelaPrincipal() janela_principal.show() # executa a aplicação app.exec() |
Java ::: Tratamento de Erros ::: Passos Iniciais |
Como usar try catch em Java - Aprenda a tratar erros em Java usando o bloco try...catchQuantidade de visualizações: 40014 vezes |
A forma mais comum de tratar e se recuperar de erros em uma aplicação Java é usando o bloco try...catch. Todo o código que apresenta a possibilidade de erros ou falhas é colocado em um bloco try. E o código a ser executado caso o erro ou falha aconteça é colocado em um bloco catch. Veja a sintáxe:try{ // código que pode provocar erros } catch(Tipo_Exceção nome){ // tratamento do erro } A palavra-chave catch é seguida por uma declaração do tipo de exceção sendo lançada. É aqui que entram detalhes interessantes. Antes de tratar um erro, é preciso que você saiba qual erro estará tratando. Em Java temos três tipos de erros: runtime exceptions, checked exceptions e errors. Errors não precisam ser tratados com bloco try...catch, runtime exceptions (erros causados por códigos mal escritos ou mal testados) opcionalmente usam try...catch e checked exceptions (erros que fogem ao controle do programador) devem obrigatoriamente usar try...catch. Vamos ver um exemplo do uso de try...catch: import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ DataInputStream in = new DataInputStream( new BufferedInputStream( new FileInputStream("conteudo.txt"))); while(in.available() != 0) System.out.print((char) in.readByte()); } catch(IOException e){ System.out.print(e.getMessage()); } System.exit(0); } } Neste trecho de código nós tentamos ler o conteúdo de um arquivo. O que aconteceria se o arquivo não existisse? O programa entraria em colapso. Além disso, todas as operações de entrada e saída (IO) estão suscetíveis a falhas externas. Por esta razão, o compilador nos força a usar try...catch nestas situações. Neste exemplo podemos ver que o bloco catch é seguido por uma definição da classe IOException. No entanto, este trecho de código pode também disparar a exceção FileNotFoundException. Olhando a documentação vemos que FileNotFoundException herda de IOException, que por sua vez herda de Exception. Isso nos mostra que, se não estivermos certos de qual exceção será lançada, podemos usar a superclasse Exception e usarmos o método getMessage() ou demais métodos para obter maiores informações sobre o erro. Vamos ver mais um exemplo de try...catch. Desta vez veremos como evitar uma exceção StringIndexOutOfBoundsException: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String palavra = "Java"; Scanner in = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe um inteiro: "); int indice = in.nextInt(); try{ System.out.println("O caractere no índice " + "informado é " + palavra.charAt(indice)); } catch(StringIndexOutOfBoundsException e){ System.out.println("Erro:" + e.getMessage()); } } } Compile, execute este código e forneça um inteiro maior que 3 para ver o resultado. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover todos os espaços de uma string em Ruby usando a função deleteQuantidade de visualizações: 9165 vezes |
Em alguns casos, pode ser necessário removermos todos os espaços de uma frase ou texto em Ruby. Isso pode ser feito com o auxílio do método delete() da classe String. Veja o exemplo a seguir: # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" puts "A frase original é: " + frase # vamos remover todos os espaços # veja que estamos alterando a string original frase.delete!(" ") puts "Com os espaços removidos: " + frase Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Gosto muito de Ruby Com os espaços removidos: GostomuitodeRuby |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Um laço for que solicita ao usuário 10 números inteiros e mostra o menor e o maior valor informadoQuantidade de visualizações: 1327 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que usa o laço for para solicitar ao usuário que informe 10 números inteiros. Em seguida mostre o maior e o menor valor lido. Não é permitido usar matrizes: Dica: Use um objeto da classe Scanner para obter a entrada do usuário. Resposta/Solução: Como a solução deste exercício depende de valores informados pelo usuário, a classe Scanner deverá ser usada. Desta forma, você deverá importá-la, usando a linha: import java.util.Scanner; public static void main(String[] args){ // para este exercício você deverá importar a classe // Scanner. Ela está no pacote java.util.*; // vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a // entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); int valor; // guarda o valor lido int maior = 0, menor = 0; // variáveis que guardarão o maior e o menor valor lido // vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros for(int i = 0; i < 10; i++){ System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // esta é a primeira iteração do laço? se for vamos assumir que o // maior e menor valor lido são o primeiro valor informado if(i == 0){ maior = valor; menor = valor; // poderia ser escrito assim: //maior = menor = valor; } else{ // não é a primeira iteração // vamos verificar se é maior que o valor atual da variável maior if(valor > maior){ maior = valor; } // vamos verificar se é menor que o valor atual da variável menor if(valor < menor){ menor = valor; } } } // vamos exibir o maior e o menor valor lido System.out.println("\nO maior valor lido foi: " + maior); System.out.println("O menor valor lido foi: " + menor); } |
AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Controllers AngularJS |
Como adicionar funções (ou métodos) ao seu controller AngularJSQuantidade de visualizações: 2049 vezes |
Nesta dica mostrarei como adicionar comportamento ao seu controller AngularJS, ou seja, adicionar funções ou métodos para acessar e/ou modificar as variáveis contidas no escopo. Para este exemplo criaremos um controller chamado "VolumeTV". Este controller terá uma variável chamada "volume" e dois botões para aumentar ou diminuir o volume. Note que, tanto a variável quanto as duas funções são colocadas no $scope para facilitar o acesso destes a partir da view. Veja o exemplo completo, sem usar AngularJS CLI nem TypeScript, somente JavaScript e HTML: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Cadastro de Alunos AngularJS</title> <script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js"> </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar uma nova aplicação var app = angular.module('MinhaApp', []); // vamos criar o controller VolumeTV app.controller('VolumeTV', function ($scope){ // define o volume inicial $scope.volume = 5; // função para aumentar o volume $scope.aumentarVolume = function(){ $scope.volume++; }; // função para diminuir o volume $scope.diminuirVolume = function(){ $scope.volume--; }; }); </script> <div ng-app="MinhaApp" ng-controller="VolumeTV"> <h1>Volume atual: {{volume}}</h1> <button ng-click="aumentarVolume()">Aumentar Volume</button> <button ng-click="diminuirVolume()">Diminuir Volume</button> </div> </body> </html> |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 7812 vezes |
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância. Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir: # Definição da classe Cliente class Cliente # construtor da classe def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end # método que permite retornar o nome do cliente def obter_nome @nome end # método que permite retornar a idade do cliente def obter_idade @idade end end # Cria duas instâncias da classe Cliente cliente_a = Cliente.new("Osmar", 35) cliente_b = Cliente.new("Salvador", 28) # Efetua chamadas aos métodos obter_nome e obter_idade # dos dois objetos puts "#{cliente_a.obter_nome} - #{cliente_a.obter_idade}" puts "#{cliente_b.obter_nome} - #{cliente_b.obter_idade}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Osmar - 35 Salvador - 28 Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade. |
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