Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em VB.NET usando o método Compare() da classe String do .NET Framework

Quantidade de visualizações: 12015 vezes
Este exemplo mostra como comparar strings em VB.NET usando
o método Compare() da classe String. Lembre-se de que a versão do método que usamos neste exemplo diferencia maiúsculas de minúsculas.

Veja o código completo:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim palavra1, palavra2 As String
    palavra1 = "Visual Basic"
    palavra2 = "Visual Basic"

    If String.Compare(palavra1, palavra2) = 0 Then
      Console.WriteLine("As duas strings são iguais")
......


Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são iguais


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados object da linguagem PHP

Quantidade de visualizações: 7573 vezes
O PHP, especialmente a partir da versão 5.0, suporta a programação orientada a objetos (OOP). A programação OOP promove um design modular limpo, simplifica a depuração e manutenção e facilita a reutilização de códigos.

As classes são os pontos cruciais de um design orientado a objetos. Uma classe é uma definição de uma estrutura que contém propriedades (variáveis) e métodos (funções). Classes são definidas com a palavra-chave class:

class Pessoa{
  public $nome = '';

  function nome($novo_nome = NULL){
    if(!is_null($novo_nome)){
......


Uma vez que uma classe é definida, qualquer número de objetos podem ser construídos a partir dela por meio do uso da palavra-chave new, e as propriedades e métodos do objeto podem ser acessadas com a construção ->. Veja:

  $pessoa = new Pessoa;
  $pessoa->nome('Osmar J. Silva');
......


Se quisermos saber se uma variável é do tipo object, podemos usar a função is_object(). Veja:

<?  
  class Pessoa{
    public $nome = '';

    function nome($novo_nome = NULL){
      if(!is_null($novo_nome)){
        $this->nome = $novo_nome;
      }
    
......


Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A variável $pessoa é do tipo object.


JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox)

Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()

Quantidade de visualizações: 684 vezes
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region.

Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele.

Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões:

package estudosjavafx;
 
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
 
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
 
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar três botões
    Button btn1 = new Button("Botão 1");
    Button btn2 = new Button("Botão 2");
    Button btn3 = new Button("Botão 3");
     
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
......


Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos.


C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como gerar um número aleatório usando a função Next() da classe Random do C#

Quantidade de visualizações: 23402 vezes
Este exemplo mostra como gerar números randômicos usando C#. Para isso nós vamos usar o método Next() da classe Random. Este método retorna um número inteiro maior ou igual a zero e menor que a constante MaxValue (cujo valor é 2.147.483.647).

Observe que cada chamada a Next() gera um número aleatório diferente, não havendo a necessidade de criar um novo objeto da classe Random para cada número desejado. Eis o código:

static void Main(string[] args){
  // cria um objeto da classe Random
  Random rnd = new Random();
  
  // gera o número aleatório na faixa
  // 0 até MaxValue (2.147.483.647)
  int numero = rnd.Next();
......


Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O número gerado foi: 504


C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C# - Peça para o usuário informar o valor do primeiro elemento e gere os valores dos demais elementos com o dobro do

Quantidade de visualizações: 139 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que cria um vetor de 5 posições de inteiros. Peça para o usuário informar o valor do primeiro elemento e gere os valores dos demais elementos com o dobro do elemento anterior.

Assim, se o usuário informar o valor 3 para o primeiro elemento, o valor do segundo elemento será 6, o valor do terceiro elemento será 12, e assim por diante.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do primeiro elemento: 5

Os elementos do vetor são:

5  10  20  40  80
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos declarar e construir um vetor de inteiros
      // de 5 elementos
      int[] valores = new int[5];

      // agora vamos pedir para o usuário informar o
      // valor do primeiro elemento
      Console.Write("Informe o valor do primeiro elemento: ");
      valores[0] = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // agora vamos gerar os valores dos próximos elementos
......



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como obter uma substring no final de uma string usando a função AnsiRightStr() do Delphi

Quantidade de visualizações: 12818 vezes
Em algumas situações precisamos obter uma substring no final de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiRightStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase, substring: string;
begin
  frase := 'Programar em Delphi é muito bom';

  // vamos obter a substring "bom"
......


Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em Ruby

Quantidade de visualizações: 7419 vezes
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância.

Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir:

# Definição da classe Cliente
class Cliente
  # construtor da classe
  def initialize(nome, idade)
    @nome = nome
    @idade = idade
  end
    
  # método que permite retornar o nome do cliente
  def obter_nome
    @nome
  end
  
  # método que permite retornar a idade do cliente  
  def obter_idade
    @idade
  end
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Osmar - 35
Salvador - 28

Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade.


Java ::: Java para Engenharia ::: Eletricidade, Circuitos Elétricos e Eletrônicos

Como calcular corrente, voltagem, resistência e potência em um circuito série de corrente contínua usando Java

Quantidade de visualizações: 1234 vezes
Como calcular corrente, voltagem, resistência e potência em um círcuito série de corrente contínua usando Java

Nesta dica mostrarei como é possível usar operações básicas da linguagem Java para calcular a corrente, voltagem, resistência e potência em um circuito série de corrente contínua.

É conhecido como um circuito série um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em série (de conexão em série, que é o mesmo que associação em série ou ligação em série). A associação em série é uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos ou eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados.

Vanos começar analisando a seguinte imagem:



Esta imagem foi extraída do Simulador do PHET, no endereço https://phet.colorado.edu. Note que temos uma fonte de alimentação 90V, e três resistores (com resistências de 10&#937;, 20&#937; e 30&#937;).

Vamos começar relembrando os aspectos importantes dos circuitos em série:

1) A corrente elétrica I (medida em ampères (A), ou coulombs por segundo) é comum a todos os elementos do circuito.

2) A tensão elétrica V, (medida em volts (V), ou joules por coulomb) é dividida entre as cargas, ou seja, a soma das tensões nas cargas deve ser igual à tensão da fonte de alimentação.

3) A resistência elétrica R (medida em ohms (&#937;)) total do circuito é igual à soma de todas as resistências das cargas.

4) A potência total P (medida em watts (W)) é igual à soma das potências das cargas que compõem o circuito.

Vamos escrever um pouco de código então? Veja nosso primeiro código Java que calcula a corrente total, a tensão total, a resistência total e a potência total do circuito em série mostrado na imagem:

package estudos_java;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // Tensão total do circuito em série
    double eTotal = 90.0;
 
    // Resitência total
    double resist1 = 10.0;
    double resist2 = 20.0;
    double resist3 = 30.0;
    double rTotal = resist1 + resist2 + resist3;
    
    // Corrente elétrica total
    double iTotal = eTotal / rTotal;
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Tensão total: 90.0
Resistência total: 60.0
Corrente total: 1.5
Potência total: 135.0

Pronto! Agora que já sabemos o valor da corrente elétrica, e sabemos que a corrente é comum a todos os elementos do circuito em série, podemos calcular a tensão individual dos componentes. Assim, veja um trecho de código Java que calcula a tensão elétrica nos três resistores (lembre-se: tensão é o produto da corrente pela resistência):

package estudos_java;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // Tensão total do circuito em série
    double eTotal = 90.0;
 
    // Resitência total
    double resist1 = 10.0;
    double resist2 = 20.0;
    double resist3 = 30.0;
    double rTotal = resist1 + resist2 + resist3;
    
    // Corrente elétrica total
    double iTotal = eTotal / rTotal;
    
    // Potência elétrica total
    double pTotal = eTotal * iTotal; 
    
    // mostra os valores
    System.out.println("Tensão total: " + eTotal);
    System.out.println("Resistência total: " + rTotal);
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Tensão total: 90.0
Resistência total: 60.0
Corrente total: 1.5
Potência total: 135.0

Tensão nos resistores individuais:
Tensão no Resistor 1: 15.0V
Tensão no Resistor 2: 30.0V
Tensão no Resistor 3: 45.0V

Para finalizar, vamos calcular a potência dissipada em cada um dos resistores de forma individual. Observe que a potência é o produto da tensão pela corrente (P = E.I). Eis o código:

package estudos_java;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // Tensão total do circuito em série
    double eTotal = 90.0;
 
    // Resitência total
    double resist1 = 10.0;
    double resist2 = 20.0;
    double resist3 = 30.0;
    double rTotal = resist1 + resist2 + resist3;
    
    // Corrente elétrica total
    double iTotal = eTotal / rTotal;
    
    // Potência elétrica total
    double pTotal = eTotal * iTotal; 
    
    // mostra os valores
    System.out.println("Tensão total: " + eTotal);
    System.out.println("Resistência total: " + rTotal);
    System.out.println("Corrente total: " + iTotal);
    System.out.println("Potência total: " + pTotal);
    
    // mostra as tensões nos resistores
    System.out.println("\nTensão nos resistores individuais:");
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Tensão total: 90.0
Resistência total: 60.0
Corrente total: 1.5
Potência total: 135.0

Tensão nos resistores individuais:
Tensão no Resistor 1: 15.0V
Tensão no Resistor 2: 30.0V
Tensão no Resistor 3: 45.0V

Potência dissipada nos resistores individuais:
Potência no Resistor 1: 22.5W
Potência no Resistor 2: 45.0W
Potência no Resistor 3: 67.5W


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como acessar os caracteres de uma string individualmente em PHP usando índices

Quantidade de visualizações: 8743 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de acessar os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto em PHP. Isso pode ser feito por meio da notação de índices, ou seja, usando [].

Veja um exemplo abaixo:

<?php
  $nome = "Carlos de Jesus";
  echo "O primeiro caractere é " . $nome[0];
......


Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O primeiro caractere é C


Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução

Como corrigir um erro ClassCastException em Java - Como tratar a exceção ClassCastException do Java

Quantidade de visualizações: 16262 vezes
A exceção ClassCastException é um erro de tempo de execução que ocorre quando tentamos fazer um cast (coerção - conversão explícita) de uma classe para outra classe diferente desta ou que não seja uma superclasse desta. Em outras palavras, casts válidos para classes e interfaces devem seguir as regras abaixo:

1) Se NovoTipo é uma classe, a classe da expressão sendo convertida deve ser do tipo NovoTipo ou herdar de NovoTipo.
2) Se NovoTipo é uma interface, a classe da expressão sendo convertida deve implementar NovoTipo.

Considere o código a seguir:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Object x = new Integer(0);
......


Este código compila normalmente. Porém, ao ser executado, a seguinte mensagem de erro é exibida:

Exception in thread "main" 
java.lang.ClassCastException: java.lang.Integer 
cannot be cast to java.lang.String
  at Estudos.main(Estudos.java:4)


Esta mensagem nos informa que a classe Integer não pode sofrer um cast para String, uma vez que Integer não é e nem herda de String. Veja agora a nova versão:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Object x = new Integer(0);
......


Veja que agora nós estamos fazendo o cast de uma referência Object para Integer. Embora Object não seja e nem herde de Integer, o sistema de tempo de execução sabe que x guarda atualmente uma referência a um Integer:

Object x = new Integer(0);
......


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