C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila C para iniciantes - Como usar o laço for em CQuantidade de visualizações: 38392 vezes |
O laço for é usado quando queremos executar um bloco de instruções um determinado número de vezes. Este laço é composto de três partes: for(inicialização; teste; incremento/decremento){ ...... Na parte inicialização nós definimos o valor inicial da variável de controle. Na parte teste nós usamos o valor da variável de controle para testar a continuidade ou interrupção do laço. Finalmente, na parte incremento/decremento nós alteramos o valor da variável de controle para cima ou para baixo. Veja um exemplo: int main(int argc, char *argv[]) { int i; for(i = 1; i <= 10; i++){ printf("%d ", i); ...... O incremento/decremento da variável de controle não precisa ser necessariamente em 1. Podemos usar qualquer expressão. Veja um trecho de código que exibe os números pares de 0 à 10: int main(int argc, char *argv[]) { int i; for(i = 0; i <= 10; i += 2){ printf("%d ", i); ...... Observe que "i += 2" é o mesmo que "i = i + 2". Com exceção da parte de testes, podemos inserir múltiplas expressões nas demais partes de um laço for. Veja: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i, x; for(i = 0, x = 2; i <= 10; printf("%d ", i * x), i++); ...... Este último código é um pouco exótico, mas muito fácil de ser encontrado por aí. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como converter uma imagem colorida para tons de cinza em Java usando o filtro GrayFilter - Processamento de imagens em JavaQuantidade de visualizações: 11107 vezes |
O exemplo abaixo mostra como usar a classe GrayFilter para converter uma imagem JPG colorida em uma imagem com tons de cinza. Veja que o segundo argumento no construtor da classe GrayFilter que usamos permite definir o nível de cinza (em porcentagem) que será aplicado:import java.awt.*; import java.io.*; import java.awt.image.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.imageio.*; public class Estudos extends JFrame{ private BufferedImage imagem; private BufferedImage imagemCinza; AreaImagem areaImagem; public Estudos(){ super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JFileChooser fc = new JFileChooser(); int res = fc.showOpenDialog(null); if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){ File arquivo = fc.getSelectedFile(); imagem = null; try{ imagem = ImageIO.read(arquivo); } catch(IOException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } if(imagem != null){ areaImagem.imagem = imagem; areaImagem.repaint(); } } } } ); JButton btn2 = new JButton("Converter Escala Cinza"); btn2.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ ...... |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deveráQuantidade de visualizações: 130 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Random; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_magico, palpite, tentativas = 0; boolean acertou = false; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos sortear o número entre 0 e 500 Random rand = new Random(); numero_magico = rand.nextInt(501); // um laço que repete enquanto o usuário não // acertar o número mágico while (!acertou) { System.out.print("Adivinhe o número mágico: "); palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // registra essa tentativa tentativas = tentativas + 1; // o usuário acertou o número mágico? if (palpite == numero_magico) { System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas."); ...... |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em VB.NET usando o método Compare() da classe String do .NET FrameworkQuantidade de visualizações: 12015 vezes |
Este exemplo mostra como comparar strings em VB.NET usando o método Compare() da classe String. Lembre-se de que a versão do método que usamos neste exemplo diferencia maiúsculas de minúsculas. Veja o código completo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim palavra1, palavra2 As String palavra1 = "Visual Basic" palavra2 = "Visual Basic" If String.Compare(palavra1, palavra2) = 0 Then Console.WriteLine("As duas strings são iguais") ...... Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são iguais |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Como retornar a quantidade de mapeamentos (chave-valor) em um HashMap do Java usando o método size()Quantidade de visualizações: 7586 vezes |
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de mapeamentos (chave-valor) contidos em um HashMap. Para isso nós podemos usar o método size(). Veja o exemplo:import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma instância de HashMap HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>(); // vamos adicionar três chaves e seus valores clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva"); clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade"); ...... Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Este HashMap contém 3 mapeamentos. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma substring está contida no final de uma string usando a função AnsiEndsStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 11107 vezes |
Em algumas situações precisamos verificar se uma substring está contida no final de uma string, ou seja, se a string termina com um determinado sufixo. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiEndsStr(). Esta função requer a substring a ser pesquisada e a string alvo da pesquisa. O retorno será true se a substring estiver contida no final da string. Do contrário o retorno será false. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase: string; begin frase := 'Gosto muito de Delphi e Java'; // vamos verificar se a string termina com "Java" ...... Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Java para iniciantes - Como pesquisar uma substring em uma string e retornar sua posição inicialQuantidade de visualizações: 17242 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método indexOf() da classe String para obter o índice (começando em 0) da primeira ocorrência de uma substring em uma string. Se a substring não for encontrada, o retorno será -1. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é muito bom"; System.out.println("Frase: " + frase); // verifica se a frase contém a palavra Java int res = frase.indexOf("Java"); ...... Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Frase: Programar em Java é muito bom A substring foi encontrada na posicao (índice): 13 |
Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle |
Como usar if...else em Dart - Como usar a estrutura condicional if... else if... else da linguagem DartQuantidade de visualizações: 2720 vezes |
Na maioria das linguagens de programação, a estrutura condicional if... else if... else é usada para testar condições e, baseado no resultado dos testes, desviar o fluxo de execução do algorítmo. Veja um exemplo no qual pedimos para o usuário digitar um valor inteiro e efetuamos um teste para saber se o valor é maior que 10: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main() { // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro stdout.write("Digite um número inteiro: "); // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e // e guardar na variavel valor ...... Este código produz as seguintes saídas: c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 4 O valor não é maior que 10. c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 10 ...... Note que testamos apenas um condição e já desviamos para o else caso ela não seja satisfeita. A linguagem Dart nos permite usar if...else aninhados. Veja: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main() { // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro stdout.write("Digite um número inteiro: "); // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e // e guardar na variavel valor int valor = int.parse(stdin.readLineSync()); ...... Execute este código, digite um valor inteiro e observe seu comportamento. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercício Resolvido de Python - Como testar se duas palavras são anagramas uma da outra - Solução usando dicionário/hash tableQuantidade de visualizações: 1915 vezes |
Exercícios Resolvidos de Python - Como testar se duas palavras são anagramas uma da outra - Solução usando dicionário/hash table Pergunta/Tarefa: Dadas duas palavras p1 e p2, escreva um código Python que informa se uma palavra é anagrama da outra. Um anagrama é uma espécie de jogo de palavras criado com a reorganização das letras de uma palavra ou expressão para produzir outras palavras ou expressões, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Para esta solução você deverá, obrigatoriamente, usar um dicionário Python, ou seja, um objeto dict. O objetivo é construir duas tabelas de frequências dos caracteres de cada palavra. Dicionários em Python são similares às tabelas hash (hash tables) em outras linguagens de programação. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Resposta/Solução: Veja a resolução com código comentado em Python: # método que recebe duas palavras e retorna # verdadeiro se uma palavra for anagrama da # outra def anagramas(palavra1, palavra2): # o primeiro passo é verificar se os comprimentos das duas # palavras são iguais if(len(palavra1) != len(palavra2)): return False # agora criamos dois dictionaries para as frequencias de # cada uma das palavras freq_p1 = {} freq_p2 = {} # agora registramos as frequências de letras na primeira # palavra for letra in palavra1: # a letra já está no dicionário? if letra in freq_p1: freq_p1[letra] += 1 # aumenta a frequêcia desta letra else: freq_p1[letra] = 1 # ainda não estava no dicionário # agora registramos as frequências de letras na segunda # palavra for letra in palavra2: # a letra já está no dicionário? if letra in freq_p2: freq_p2[letra] += 1 # aumenta a frequêcia desta letra ...... |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de C# - Como testar se um ano é bissexto em C# - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 216 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa C# que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando C# console: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos solicitar que o usuário informe um ano Console.Write("Informe o ano: "); int ano = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if (((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){ ...... |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Java Servlets - Obtendo a URL completa da requisição atual C - Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem C Adobe Flex - Aprenda a usar o evento change de um TextInput para detectar alterações em seu conteúdo via digitação do usuário JSP (Java Server Pages) - Como saber se uma sessão JSP já expirou JavaScript - Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando um Set e o método Array.from() JSF - Java Server Faces - Criando uma caixa de seleção usando a tag <h:selectBooleanCheckbox> |
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Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
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